ComportamentoEditorial ComportamentoGeral

O que é “wellness” e como ele influencia na busca pelo bem-estar

Omaxlab
A imagem apresenta uma mulher branca de costas, estendo seus braços em direção ao céu, azul, com algumas nuvens e luz solar. A mulher tem cabelos castanhos e longos presos em um rabo de cavalo, enquanto veste top e calças pretos.
Como levar uma vida saudável influência na qualidade de vida e na saúde física e mental (Reprodução: FreePik)

Na década de 1970, o conceito “wellness”, ou sua tradução “bem-estar”, ganhou força devido ao elevado número de pessoas que queriam começar a ter uma vida mais saudável e equilibrada. Entretanto, apesar de ter ganhado visibilidade no século XX, a origem desse pensamento começou a mais de 5.000 anos atrás, já que algumas civilizações, como os gregos, influenciaram o modelo de wellness que conhecemos hoje. 

Em 1970, o estadunidense Charles Corbin, professor da Universidade do Estado do Arizona, foi um dos primeiros estudiosos a escrever sobre a busca de melhoria de vida através dos comportamentos no dia-a-dia. Atualmente, wellness significa o ato de levar uma vida saudável, com a prática de hábitos alimentares mais saudáveis diariamente, além de os conciliar com uma rotina de exercícios físicos. O objetivo é melhorar a saúde do corpo e da mente, levando, assim, a uma vida mais feliz e regrada. 

Existem algumas dimensões no qual esse conceito está bem definido e consolidado como na esfera física, emocional, intelectual e espiritual.

A imagem mostra diversos elementos relacionados a uma vida saudável: um prato de frutas, garrafas de água, cordas de exercício e alguns vegetais.
Wellness se relaciona também com a alimentação saudável (Reprodução: FreePik)

Diferente do termo fitness que se refere exclusivamente ao bem-estar físico e é relacionado ao condicionamento do corpo e a atividades físicas que trabalham a força e a resistência, o wellness tenta conciliar diversas áreas da saúde, trabalhando a harmonia do corpo e da mente. 

Sendo assim, esse lifestyle ganhou força nos últimos anos. Segundo a consultoria McKinsey, o mercado de wellness está com crescimento anual de 5% a 10% ao ano. Esse aumento é ocasionado pela pandemia da Covid-19, que, a partir do isolamento social, fez as pessoas passarem a se preocupar mais em manter uma boa saúde psicológica e física. 

A prática do wellness começa com pequenos hábitos, como ter um horário definido para dormir e acordar, de modo que você consiga organizar seus horários e otimizar melhor seu tempo. Outra maneira de alcançar esse estilo de vida é se alimentando de maneira saudável, tendo os horários delimitados para café, almoço e jantar, além de procurar saber quais são os alimentos com as fontes de energia necessárias para sua rotina e quais são os benefícios do que você está ingerindo. 

A imagem mostra um homem idoso correndo em um ambiente arborizado e de céu azul.
A atividade física e meditação são primordiais para se manter saudável (Reprodução: FreePik)

Praticar atividades físicas também melhora seu condicionamento físico e, consequentemente, a saúde do seu corpo. Na mesma linha de cuidados, a meditação auxilia no relaxamento e, assim, possibilita levar o dia com mais tranquilidade. 

Dessa forma, você conseguirá manter um estilo de rotina mais saudável, tanto fisica como mentalmente, conquistando uma melhora da qualidade de vida.

Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog para conhecer mais conteúdos sobre comportamento.

Por: Lívia Figueiredo Xavier, Jornal Jr – UNESP Bauru.

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo