Editorial NutriçãoGeralNutrição

Saiba a melhor alimentação para o inverno

Omaxlab

Com a chegada do inverno e do frio é importante saber a alimentação que protege sua imunidade e ,ao mesmo tempo, te proporciona refeições saborosas

O inverno chegou e com ele trouxe as preocupações que todos nós temos com essa época fria do ano: a nossa imunidade. No meio do ano, os números de casos de gripe, resfriados e até mesmo pneumonias aumentam consideravelmente e a alimentação saudável é uma ótima forma de fortalecer sua imunidade.

Mulher negra em um fundo azul sorri com as mãos cruzadas no peito em sinal de frio. Usa uma blusa azul e cachecol cinza
Uma alimentação adequada pode tornar a experiência do inverno muito melhor/ Reprodução: freepick

Como a alimentação influencia a imunidade no inverno

A alimentação funciona como o combustível do nosso organismo, quanto melhor, mais eficiente será o funcionamento da máquina , ou seja do corpo humano. Principalmente no inverno, nós temos a tendência de consumir alimentos mais calóricos e mais carboidratos para podermos nos esquentar, é uma ação natural do ser humano. De acordo com a nutricionista Camilla Sousa: “investir na qualidade das refeições e não somente na quantidade é uma ótima ideia”.

Para Camilla, é importante redobrar a atenção com o que comemos nesse período, pois ficamos mais propensos a cometer exageros nas refeições, e ficamos mais vulneráveis às doenças, por isso é válido ter uma atenção maior. Quer saber como a alimentação anda lado a lado com a imunidade? Confira o texto que estará em destaque: Como a alimentação auxilia na prevenção de doenças.

Frutas, verduras e legumes no inverno

Apesar das baixas temperaturas, o inverno proporciona uma vasta variedade de frutas, legumes e verduras que fazem muito bem para nosso sistema imunológico. Alguns estudos apontam que durante o inverno, por causa da temperatura baixa, alguns sistemas do nosso corpo ficam mais fragilizados, por isso é importante reforçar-los com esse alimentos que apresentaremos abaixo divididas por tópicos:

  • FRUTAS: todas as frutas que são ricas em vitaminas A, B e C e com muitos antioxidantes. Destaques vão para o morango, acerola, laranja, kiwi e tangerina;
  • VERDURAS: dar mais ênfase para as verduras bem verde escuro que contém uma maior quantidade de ferro. Destaques: rúcula, couve, brócolis e espinafre;
  • LEGUMES: os legumes além de serem ricos em aminoácidos, possuem substâncias antibacteriana e antivirais. Destaques: alho, cebola, inhame, batata doce, gengibre e canela.

Portanto, com essa lista você saberá melhor em quais alimentos focar, queremos ainda dar mais um destaque ao alho, cebola, gengibre e canela. Os dois primeiros são muito utilizados em refeições e suas propriedades para evitar doenças é muito importante. 

Em um fundo preto há várias cumbucas com grãos e temperos coloridos
Cumbuca repleta de especiarias usadas como temperos. | Reprodução: Freepik

Já a canela e o gengibre são dois alimentos termogênicos, sendo assim capazes de atuar acelerando o metabolismo, proporcionando mais energia e consequentemente esquentando ainda mais o corpo.

Dicas de nutricionista para a alimentação no inverno

Para a nutricionista Camilla Souza, inserir na dieta carboidratos integrais é muito importante, pois são ricos em fibras e ajudam a regular o intestino, causando maior saciedade. Seguindo a mesma ideia de maior saciedade, ela indica gorduras boas como as oleaginosas que são ricas em nutrientes e auxiliam no controle do colesterol ruim.

Além disso, a dica de ouro dela é sempre manter uma boa hidratação, pois, durante o inverno acabamos consumindo menos água e para Camilla tem um papel fundamental para o organismo porque regula a temperatura corporal, auxilia no transporte de nutrientes e na digestão

Homem negro de camiseta amarela está com os olhos fechados e bebe água
Uma boa hidratação complementa a alimentação no inverno / Reprodução: Freepik

Pratos que têm a cara do inverno

Já falamos quais os melhores alimentos, seus benefícios e motivos. Mas tem alguns que tem a carinha do inverno, e vamos falar um pouquinho sobre eles, aqueles que nos esquentam nessa época fria do ano. Podem ser saudáveis ou não, mas são alimentos que sempre estão presentes na mesa do brasileiro. Saiba mais abaixo:

  • Sopas: como esquecer das tão queridas sopas que nos aquecem, elas sempre muito presentes e recheadas de nutrientes, é uma ótima pedida para o inverno;
  • Chás: é a típica bebida que bebemos em um dia muito frio, especialmente para nos esquentar e deixar o corpo mais confortável;
  • Iogurtes: estes sempre podem estar presentes, mesmo sendo geralmente gelados, o iogurte é rico em probióticos e proteínas e se tornam uma ótima opção.
Sopa de lentinha em uma cumbuca branca. Em volta há um pote com torrada, outro com pães e abóbora.
Sopa quentinha acompanhado de torradas é uma ótima janta para o inverno | Reprodução: Freepik

Ninguém é capaz de negar uma noite com sopas e chás não é mesmo?!

Então, já sabemos tudo que podemos consumir nesse inverno que está para chegar. A alimentação é a base para tudo que fazemos. Tudo envolve uma boa alimentação e principalmente equilibrada, caso você não tenha uma boa, pense em começar algumas mudanças, como uma reeducação alimentar, por exemplo.

E aí, preparado para comer uma sopinha e tomar um chá nesse inverno que está vindo?

Por: Pedro Goés – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo