ComportamentoEditorial ComportamentoGeral

Existe um instrumento musical ideal para você?

Tocar instrumentos musicais pode trazer muitos benefícios para seu bem-estar

Aprender novas atividades e tarefas sempre é muito difícil e quando falamos de aprender um novo instrumento pode parecer ainda mais complicado pela grande variedade de tipos de instrumentos possíveis. Mas se você souber quais são os benefícios deste desafio vai querer começar agora a aprender a tocar. 

Aula infantil com crianças aprendendo a tocar instrumentos musicais
A música é uma ótima ferramenta de aprendizagem para as crianças | Reprodução: Freepik

ESTÍMULOS CEREBRAIS

A música é uma linguagem universal, e portanto, as mesmas áreas estimuladas na aquisição de um novo idioma são as mesmas quando se aprende a tocar um instrumento.O processo de aprendizagem de um instrumento musical requer muitas habilidades motoras e sensoriais – como audição e visão -, esses mecanismos de ação são super importantes para o desenvolvimento e aprimoramento das atividades cerebrais.

Nosso cérebro é um músculo ativo que precisa de estímulos constantes. Ao aprender novas atividades e tarefas, como um instrumento, por exemplo, o cérebro sai de um padrão e começa a funcionar em áreas diferentes da cognição, alterando e aumentando a produção de hormônios da felicidade.

Nosso cérebro funciona como qualquer outro músculo, quanto mais repetições mais treinado ele fica e com isso ele cresce e se fortalece (igualmente a um bíceps, por exemplo). Só que um cérebro bem treinado tem uma capacidade de memorização e de concentração muito maior.

Homem sorridente de camisa branca tocando violão
Instrumentos necessitam repetições e treinamentos, portanto fortalecem a memória muscular | Reprodução: Freepik

De acordo com um estudo coordenado por Alexandra Lamont (Keele University) desde 1973, publicado no Psychology of Music (Psicologia da Música): “Crianças expostas a um programa de ensino de música envolvendo ritmo, tons, e habilidades práticas, apresentam performance cognitiva muito superior em relação a outras crianças sem treinamento”.

COMO ESCOLHER UM INSTRUMENTO?

Você agora já sabe alguns benefícios de começar a tocar um instrumento, mas como você vai escolher um que goste? Por incrível que pareça, é muito fácil. Só é necessário você responder umas perguntinhas e a partir delas você faz um processo de eliminação, como por exemplo:

  • Qual seu estilo musical favorito?
  • Quais instrumentos te chamam mais atenção?
  • Que tipo de instrumento você não gosta?
  • Qual sua disponibilidade de tempo e orçamento?
Jovem tocando instrumento de percussão com as duas mãos.
Instrumentos de percussão são uma ótima opção para iniciar | Reprodução: Freepik

A partir dessas perguntinhas básicas é possível ter um caminho melhor, pois muitos instrumentos demandam um investimento maior, tanto de tempo como de orçamento. Mas para você não ficar tão perdido, vamos te mostrar algumas sugestões de instrumentos que sejam mais fáceis de começar a tocar, venha conferir:

  1. Cajón: por se tratar de um instrumento de percussão é uma ótima alternativa para começar, além de ser uma ótima opção econômica.
  2. Teclado: apesar de não ser tão simples, ele oferece uma boa possibilidade de aprendizado, pois conta com vários materiais de ensino gratuitos.
  3. Ukulele: a grande facilidade é que ele possui apenas quatro cordas e em poucas semanas é possível conhecer os acordes e já tocar algumas músicas. E por ser pequeno, facilita o transporte.
  4. Flauta Doce: e por último, o instrumento mais conhecido em solo brasileiro, muita escolas proporcionam aulas de flautas doces para crianças, mostrando que é uma opção super viável para aprender.

E aí, leitor, ficou com vontade de aprender a tocar um novo instrumento? O instrumento que escolhi para aprender nessa pandemia foi a gaita!! Foi uma experiência única. 

Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog para ler mais sobre atividades que auxiliem seu corpo e sua mente na nossa aba de comportamento. 

Por: Pedro Goés – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo