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Hábitos simples para se ter uma vida mais saudável

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A imagem possui fundo de chão de madeira. Ao centro, um prato branco cheio de saladas diversas (morangos, kiwi, folhas verdes e cenouras raladas), enquanto uma mão segura o prato e um garfo. No canto superior esquerdo, uma tábua de madeira com um brócolis, uma cenoura e tomatinhos. Logo ao lado, uma corda de pular rosa enrolada e ao seu lado, uma garrafa de água de plástico, junto com uma fita métrica.
Implementar hábitos saudáveis na sua rotina é uma forma de autocuidado e vem sendo cada vez mais necessário | Foto: FreePik

Viver uma rotina saudável requer cuidados especiais consigo mesmo e uma atenção aos hábitos que vão ser incorporados ao seu dia a dia, é preciso ter foco e disciplina para que você não se perca. Para saber mais sobre, acompanhe o texto até o fim.

Qual a importância dos hábitos saudáveis?

Manter hábitos saudáveis é fundamental para o cuidado da sua saúde física e mental, o que consequentemente melhora sua qualidade de vida, sua autoestima e disposição para que seus dias sejam mais produtivos e você se sinta constantemente mais realizado.

Na pandemia do Coronavírus enfrentada desde 2020, o isolamento fez com que muitas pessoas deixassem de lado tais hábitos — dada a gravidade do acontecimento — o que fez com que muitas pessoas adoecessem mentalmente, subindo os casos de ansiedade e depressão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os casos dessas doenças tiveram aumento de 25% no primeiro ano da pandemia. 

Então, quais hábitos você pode implementar no seu dia a dia?

Pratique exercícios físicos

Que se exercitar é uma ótima forma de melhorar sua qualidade de vida, você provavelmente já sabe, e realmente é. Praticar exercícios físicos é uma maneira de liberar hormônios relacionados a satisfação, a serotonina que traz o sentimento de felicidade, a redução da ansiedade e do estresse com a liberação da endorfina, entre outros. Você pode e deve escolher o que melhor se encaixa, existem diversos tipos como musculação, crossfit, exercícios aeróbicos, yoga, ginástica entre outros.

Alimentação saudável

Nada de dietas malucas que prometem mudanças bruscas em poucos dias, tudo é uma construção. É importante ter na sua alimentação uma variedade de alimentos ricos em diversos nutrientes e que sejam várias refeições ao dia, para se manter com energia e disposição o dia todo. 

Frutas, legumes e verduras são ótimas opções para serem implementadas nos seus pratos, assim como alimentos ricos em carboidratos e proteínas. É essencial ter acompanhamento profissional de um nutricionista ao criar uma dieta para ser seguida.

A imagem possui fundo de madeira, ao centro, uma forma de coração com legumes dentro (feijão, tomate, batata e folhas verdes) ao lado, um estetoscópio e do outro uma maçã verde
Ao começar a fazer dietas, é importante ter acompanhamento profissional de nutricionistas | Foto: FreePik.

Beba água

Para que tudo funcione perfeitamente, é importante se hidratar e beber água frequentemente. Parece clichê dizer isso, mas quando você tem uma boa hidratação, seu corpo rende mais e você se sente mais disposto. É recomendável de 2,5 a 3,0 litros por dia. Alimentos ricos em líquidos como melancia, laranja e etc, são ótimas opções. Fique sempre com uma garrafinha de água cheia ao seu lado.

Durma bem

Não adianta nada você fazer tudo isso e não descansar. O corpo humano precisa de 6 a 8 horas de sono ininterruptas para que a energia se renove. É importante não atrapalhá-lo com alimentos energéticos à noite e o uso excessivo de celulares e aparelhos eletrônicos. 

Evite vícios nocivos

Beber bebidas alcóolicas demais e frequentemente pode ser prejudicial a sua saúde, assim como fumar diariamente ou consumir outros tipos de drogas. Nesses casos, os vícios podem trazer malefícios a sua rotina, diminuir sua disposição e trazer problemas sérios futuramente. 

É importante se cuidar e se rodear de pessoas que te fazem bem! Gostou do conteúdo? Então fique atento(a) ao nosso blog para saber mais sobre saúde e bem estar!

Por: Julia Pereira Cruz – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

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