A corrida tem um impacto extremamente positivo na saúde. De acordo com a revista Medicine in Science Sports, ela pode prevenir doenças do coração, reduzir riscos de câncer e ajudar a envelhecer de forma saudável.
Por isso devemos praticar a corrida de maneira constante e consciente, para que possamos absorver ao máximo os benefícios desse exercício. O relatório de esporte e atividade física da PNADA diz que a corrida é praticada por 26,4% dos brasileiros.
Dicas para melhorar na corrida
A seguir leia algumas dicas, elas têm o intuito de incentivar e fazer com que mais pessoas possam praticar de maneira recorrente e assim atingir ótimos resultados.
- Comece com uma alimentação balanceada
A ingestão de alimentos apropriados antes de uma corrida é fundamental para o rendimento, já que o gasto energético durante o treino é alto e demanda que o corpo esteja preparado para aguentar o tempo necessário durante esse exercício físico.
Por isso, invista em carboidratos de fácil digestão, os quais vão ajudar a obter energia que poderá ser utilizada durante a corrida.
- Hidrate-se bem
Procure se hidratar, isso fará com que durante o treino você tenha apenas que repor os sais minerais e poderá manter seu corpo hidratado.

- Aposte em um tênis adequado
O tênis deve ser confortável e você precisa se sentir bem ao usá-lo, já que ele será essencial durante o treino.
Leve em consideração o amortecimento do tênis, pois esse calçado precisa absorver os impactos, proporcionar estabilidade e conforto durante a corrida.
Se a corrida te expuser ao sol, aposte em roupas leves, boné e protetor solar.
- Faça uso de tecnologias que monitorem seu desempenho
Com a evolução da tecnologia, os smartphones se tornaram grandes aliados para a prática de atividades físicas e a presença dos smartwatchs no mercado fez com que o monitoramento dos treinos se tornasse cada vez mais completo e com diversas funcionalidades.
Um dos melhores pontos é a possibilidade de armazenamento de dados online. Assim, o histórico e o desempenho durante os treinos podem ser revistos e até mesmo comparados, possibilitando uma avaliação mais precisa.
- Descanse e planeje seu próximo treino
A recuperação muscular após um treino é de extrema importância para o corredor. Uma vez que quando corremos utilizamos diversos músculos de maneira intensa e isso faz com que ocorram microfissuras no tecido muscular.
Assim o descanso é fundamental para que possamos recuperar nossa musculatura para os próximos treinos. Outro ponto de extrema relevância é perceber que ganhamos mais resistência com o passar dos treinos, logo o descanso correto nos possibilitará ir mais longe.

É hora de correr!
Reflita se a corrida faz sentido para você, siga as recomendações de profissionais e comece aos poucos!
Gostou do conteúdo? Então fique atento(a) ao nosso blog para saber mais sobre saúde e bem-estar!
Por: Manoel – Jornal Júnior – Unesp/Bauru