Editorial ModaGeralModa

7 estilos universais: Descubra o seu!

Mulher vestida casualmente, olhando com dúvidas para o lado, perto de cabides com roupas
Se identificar mais com um estilo não quer dizer apenas usar ele, mescle e se divirta (foto: FreePik

Você já ouviu falar nos 7 estilos universais? Se não, nesta edição você vai descobrir! As responsáveis pela criação foram as consultoras de imagem Alyce Parsons e Mimi Dorsey durante a década de 90, descrevendo os estilos no livro Style Source.

Mas o estilo vai muito além do look do dia e é, na verdade, a melhor maneira de expressar a sua personalidade, mesmo sem dizer uma palavra.  Assim, as consultoras mapearam alguns comportamentos repetidos entre as pessoas e chegaram à conclusão de que costumamos ter um estilo predominante e outros dois secundários.  

O estilo predominante – Esportivo, Tradicional e Elegante – é aquele que nos acompanha por toda a vida e é a forma como vemos o mundo e como queremos ser vistas. É a nossa verdadeira essência e, por isso, não mudam com o tempo. 

Já os estilos secundários – Romântico, Criativo, Sexy e Dramático Urbano – não são fixos e dependem de como estamos nos sentindo em determinado momento das nossas vidas.

Agora, conheça um pouco mais sobre cada um dos 7 estilos universais:

Esportivo 

 Hailey Bieber usando roupas de cor cinza e tênis branco andando na rua
Hailey Bieber é um dos maiores ícones de moda nos últimos anos (foto: Reprodução)

Com a pandemia no COVID-19, o estilo esportivo, antes predominante de apenas algumas pessoas, se tornou uma tendência mundial. A modelo Hailey Bieber é figurinha carimbada nesse estilo e uma referência para muitos. 

Mas afinal, o que compõe esse estilo? Também conhecido como básico ou casual, a parte principal desse estilo é o conforto, ele é composto por visuais práticos e despojados feitos para o dia a dia como camisetas, cropped básico, calça jeans, tênis e moletom. 

Tradicional

 Mulher loira de óculos e terninho cinza com camisa preta em fundo cinza
Cortes retos dão um ar sofisticado para seu look (foto: FreePik)

Você gosta de blazers, camisas brancas e alfaiataria? Então esse estilo pode ser o seu. Conhecido também como clássico, minimalista e seriedade são influentes para aqueles que curtem esse visual.

Roupas formais de alta qualidade, acessórios discretos, cortes retos e tecidos estruturados é o que compõem o adepto a esse estilo. O grande segredo do estilo clássico é optar por roupas clássicas e versáteis, que podem ser combinadas com qualquer outra peça do closet.

Elegante

 Mulher negra de cachos usando vestido tubinho, salto preto e blazer no ombro
Vestidos midi são uma tendência forte para o verão (foto: FreePik)

Às vezes o estilo elegante pode ser confundido com o tradicional, mas ele se diferencia no olhar mais requintado, sofisticado para as informações de moda. Ele tem um quê de contemporâneo e é recheado de tendências.

Combinando peças de qualidade e caimento perfeito, mas sempre adepto a peças statement – aquela que tem informação de moda e que chama a atenção no look. As roupas que as conquistam são, por exemplo, camisa de seda, blazer de corte reto, calças de alfaiataria com tecidos nobres e calças jeans com material premium e durável. 

Romântico

Mulher branca de franja com vestido midi marrom, bolsa e sapatilha brancas, encostada em uma parede cinza
Estilo romântico é para aqueles que gostam de um look mais sóbrio (foto: Freepik)

Estilo romântico é para aqueles que gostam de um visual suave, delicado e orgânico. Rendas, florais, mangas bufantes, vestidos rodados, saias, acessórios de cabelo e cores sóbrias são as características predominantes nos looks.

O aesthetic cottagecore, um movimento e estilo inspirado no campo, é bem parecido o estilo, O The New York Times falou que durante a pandemia sem as ocasiões sociais de verão que geralmente aconteciam, as pessoas estão ficando criativas e romantizando esses tempos de isolamento o máximo possível. 

Sexy

Mulher usando um vestido de seda
O estilo sexy não é só fendas e transparências, você pode ousar muito (foto: Reprodução/ Pinterest)

Não confunda esse estilo com algo vulgar, pelo contrário, ele é feito para valorizar seu corpo, próprio para pessoas poderosas e com personalidade forte. No guarda-roupa de quem usa esse estilo, não faltam cores vibrantes, animal print e salto fino nos pés.

Além de mostrar toda sua personalidade marcante com esse visual, sabem mostrar toda sua sensualidade mesclando vestidos tubinhos, blusas ajustadas ao corpo, decotes diferentes, fendas e transparências.

Dramático urbano

Mulher de cabelos cacheados usando cropped branco, calça jeans e tênis branco em fundo amarelo
A volta dos anos 200 vai ser muito vista nos guarda-roupas urbanos (foto: FreePik)

Esse estilo tem um peso: coturno, preto, jaquetas de couro e ousadia é o que marca. A ideia central é criar visuais propositalmente modernos, estilosos e ousados, porém, equilibrando volumes para deixar o visual mais harmônico.

Produções monocromáticas, peças em preto e branco, geometria e acessórios com design arrojado também não podem faltar no look.

Criativo

Mulher com cabelos black power usando calça listrada cropped marrom e camisa branca
Estilo criativo vai além do visual, é sobre se identificar na história do que está vestindo (foto: FreePik)

Estilo criativo vai além do visual, é sobre se identificar na história do que está vestindo (foto: FreePik)

É para os amantes do brechó! A principal característica é usar peças que carregam uma história, sem medo de criar produções inusitadas. Combinações com diferentes cores, estampas, shapes e texturas é o principal para esse estilo.

Uma figura referência desse estilo é a influencer Nátaly Neri, que com autonomia e intenção mostra seus looks de garimpos feitos com muita criatividade e misturas.

Agora que você conhece todos os 7 estilos universais, consegue saber qual o seu! Não tenha preocupação de se definir em apenas um, a intenção é que você se sinta bem da maneira que se mostra ao mundo, utilizando a moda para ajudar a expressar sua essência!

Por Luísa Eduarda- Unesp/ Jornal Jr

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo