Editorial ModaGeralModa

Skatewear: Saiba mais sobre a moda dos Skatistas

Entenda a origem e as novas tendências da estética autêntica e despojada adotada por skatistas

Skatewear é o termo utilizado para nomear a estética adotada por skatistas e amantes do esporte. Com a estreia do skate street como modalidade olímpica em Tóquio-2020, o Skatewear chama a  atenção pela sua combinação autêntica e despojada de peças atemporais e acessórios da moda.

Para os brasileiros, personalidades como Rayssa Leal, Letícia Bufoni e Kelvin Hoefler conquistam torcidas. Com habilidades impressionantes sobre o skate, os atletas também atraem aqueles que não tem familiaridade com o esporte por seu carisma e estilo cativantes – dentro e fora das pistas-, além é claro, pelo seus looks.

A imagem mostra uma mulher praticando manobras de skate.
No Skatewear, as peças de roupas buscam garantir conforto na hora de praticar manobras (Foto: Freepik)

A ORIGEM DO SKATEWEAR

O Skatewear tem suas principais raízes nos Estados Unidos da década de 1970, associado com a ascensão do esporte nas ruas nova-iorquinas. Influenciado pelo ambiente urbano, o estilo dos skatistas é caracterizado por peças largas e cores sóbrias com acessórios marcantes.

A estética dos skatistas parte de duas premissas básicas: conforto e praticidade. Os looks adotados no skatewear assumem como peças-chave: calças jeans ou em tons neutros, e camisetas ou moletons com estampas grandes.

A partir das peças-chave, o skatista pode complementar seu estilo adotando diferentes tendências entre os acessórios. Nesse caso, o Skatewear encontra vertentes na estética surfista, rock e punk. Esta apropriação de estéticas sem alterar a essência do estilo é o que mantém o Skatewear como uma das principais vertentes da moda urbana.

SKATEWEAR FORA DAS PISTAS

A imagem mostra Rayssa Leal, atleta brasileira, na competição Oi Stu.
 Rayssa Leal na primeira etapa do campeonato Oi Stu (Reprodução: Instagram)

Skatistas – ou não – todos podem adotar o Skatewear dentro e fora das pistas. Ao selecionar as peças que irão compor o look é crucial priorizar o conforto ao executar os movimentos. Para a base da roupa, os jeans ou calças cáqui são boas escolhas quando associadas com camisetas estampadas com ícones grandes ou logomarcas.

A imagem mostra Yndiara Asp, atleta brasileira, nos Jogos Olímpicos de Tóquio - 2020.
Yndiara Asp disputa as Olimpíadas de Tóquio (Reprodução: Instagram)

Como acessórios e camisetas coloridas estão em alta, são ótimas peças para se ter na hora de vestir, e que ainda podem ser estilizadas de acordo com a sua personalidade. Um bom exemplo é a atleta Yndiara Asp, que nos recentes Jogos Olímpicos modernizou o uniforme do Brasil apostando em uma camisa amarela com o único botão da gola fechado, dando um toque mais descontraído ao look.

A imagem mostra Yndiara Asp, atleta brasileira, nos Jogos Olímpicos de Tóquio - 2020.
Travis Scott no Video Music Awards de 2018 (Reprodução: Pinterest)

Casual, mas nada básico! O Streetwear também se encontra nas novas referências em grifes e personalidades da mídia. Como o rapper norte-americano Travis Scott, que não poupa esforços para fazer aparições com looks impecáveis. Associando peças clássicas e acessórios metálicos, o rapper traz tendências do Streetwear para o tapete vermelho e tantos outros eventos famosos da indústria do entretenimento.

O Skatewear é um dos vários estilos que a moda urbana possui, e agora conhecendo um pouco mais sobre essa tendência que vêm ganhando cada vez mais admiradores, você poderá buscar novas ideias para compor seus modelitos. E assim, garantir looks incríveis!

Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog para saber mais dicas sobre moda e estilo.

Por: Ana Clara Archanjo – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo