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Conheça os alimentos que contribuem para o fortalecimento da imunidade

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Uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, contribuem com o seu sistema imunológico para que ele se defenda de eventuais infecções.

Em 2020, começamos a prestar mais atenção à nossa saúde. A rotina mudou e com ela os hábitos também se transformaram e um dos pontos que preocupou o mundo todo foi a questão da imunidade.

É normal que em tempos de pandemia do coronavírus as pessoas busquem maneiras de se defender de uma doença que ataca diretamente o nosso sistema imunológico e, para isso, desejem saber como fortalecer ou aumentar a imunidade por meio da alimentação.

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No entanto, é preciso dizer que nenhum alimento, vitamina ou nutriente isolado é capaz de “aumentar” a imunidade de alguém. Mas é possível que, com uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, você contribua com o seu sistema imunológico para que ele se defenda de eventuais infecções. A seguir você confere algumas práticas que contribuem para o fortalecimento da imunidade:

alimentos
Para uma refeição ser considerada saudável, ela deve ser composta pela quantidade certa de carboidratos, proteínas, fibras, gorduras e sais minerais.
  • Alimentação equilibrada:

Manter hábitos saudáveis e equilibrados na alimentação não é uma novidade, pois sabemos do seu potencial de melhorar a nossa vida e atuar na prevenção de doenças. Mas, para uma refeição ser considerada saudável, ela deve ser composta pela quantidade certa de carboidratos, proteínas, fibras, gorduras e sais minerais.

Frutas e legumes também são essenciais e devem ser consumidos em, pelo menos, cinco porções distribuídas ao longo do dia. Por conterem vitaminas e antioxidantes, são ótimos aliados do nosso sistema imunológico.

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  • Hidratação:

Além disso, ingerir a quantidade adequada de água é um hábito chave não só para fortalecer a imunidade, mas para garantir o bom funcionamento do corpo. Sendo assim, tenha sempre uma garrafinha de água junto de você ao longo do dia e mantenha-se hidratado.

Mas atenção: alguns casos têm suas particularidades e, por isso, somente um médico ou nutricionista poderá fazer uma avaliação e indicar alimentos específicos que atendam as necessidades do paciente.

Se você quiser uma lista específica de alimentos que contribuem para o fortalecimento da imunidade e, assim, complementar a sua vida saudável, aqui vai:

Alimentos ricos em Vitamina A e C estão entre os mais indicados para fortalecer a imunidade.

  • Exemplos de alimentos fonte de vitamina A:
    • bife de fígado,
    • cenoura,
    • batata-doce
    • frutas amarelo-alaranjadas (como a manga e o caqui).
Alguns Exemplos de alimentos fonte de vitaminas
  • Exemplos de alimentos fonte de vitamina C:
    • laranja
    • limão
    • cerola
    • goiaba
    • kiwi
    • caju
    • morango
    • pimentão vermelho

https://www.facebook.com/tatianazaninoficialAlém disso, a nutricionista Tatiana Zanin recomenda o consumo de iogurtes naturais que, com seus probióticos (bactérias boas), ajudam a regular a resposta do sistema imune.

Ela também recomenda o gengibre, que é uma raiz com propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias. Além de ser um ótimo ingrediente para sucos e os famosos shots de imunidade.

Por fim, Zanin recomenda o consumo de castanhas, amêndoas, amendoim e outros frutos secos ricos em zinco. Eles são ótimas opções de lanches que podem fortalecer a sua imunidade, uma vez que atuam na reparação de tecidos e cicatrização de feridas.

Por: Giullia Colombo – Jornal Junior – Unesp/Bauru

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