Série SustentabilidadeUP Enfoque

Up Enfoque – Série Sustentabilidade – Asus Consultoria Ambiental

 Sustentabilidade e gerenciamento de áreas contaminadas

Juan Manoel Franco da Silveira

Tecnólogo em Saneamento Ambiental e Diretor Executivo da Asus Consultoria ambiental  

A empresa Asus Ambiental é especializada em gerenciamento de áreas contaminadas, estudos geológicos, hidrogeológicos, licenciamento ambiental e  remediação de áreas contaminadas. A Asus contribui para o auxílio da não poluição do meio ambiente. Segundo o Juan, o processo de gerenciamento de áreas contaminadas consiste de várias etapas e se inicia com a classificação da atividade da empresa instaurada.

As empresas são classificadas de acordo com o seu potencial de poluição e devem fazer estudos de contaminação em suas áreas. Assim, uma primeira etapa de gerenciamento da contaminação surge com a classificação de atividade da área. Se a matéria prima da empresa é um contaminante a área já pode ser classificada como uma Área com Potencial de Contaminação (AP). Tal área consiste em locais cuja as atividades humanas possuem potencial de originar uma Área Contaminada (AC). Como exemplo, podemos citar os postos de combustíveis, o combustível é um contaminante ao meio ambiente.

Dessa forma, os postos de combustíveis podem ser classificados como potenciais áreas de contaminação. Após essa primeira etapa, ocorre a avaliação preliminar que consiste em uma avaliação que investiga o histórico por completo da empresa e mapeia as áreas com potencial de contaminação. Após esse passo, o resultado da avaliação preliminar gera um plano de investigação confirmatória, e nesse plano é definido quais as áreas  precisam ser investigadas, pois a área pode ter suspeita de contaminação, mas não ser contaminada.

Nessa etapa ocorre coleta de amostras que podem ser amostras de solo, água subterrânea, etc., e, posteriormente, ocorre o envio dessas amostras para análise. Nessa etapa também pode ocorrer a caracterização geológica da área para gerenciamento de outros processos de análise dessas matrizes. Posteriormente, ocorre a etapa de avaliação de risco à saúde humana, isto inclui avaliação de risco aos receptores e avaliação de risco a todos os trabalhadores e comunidade ao redor. Por fim, caso for necessário, inicia-se um plano de intervenção para remediar uma área contaminada. Vale destacar que o foco principal é a  avaliação de risco à saúde humana.

Para avaliação, especificamente de risco à saúde animal, é necessário que o gerenciamento seja feito em trabalho colaborativo com biólogos. Juan destaca que a empresa Asus está indiretamente alinhada com vários objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU. Entre eles, vale destacar: Saúde e bem-estar, Água potável e Saneamento, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Consumo e Produção Responsáveis, Proteger a vida marinha e Vida sobre a Terra.

O entrevistado finaliza destacando que ações como: poluir menos, desmatar menos e consumir menos  são papéis que devemos ter como cidadão para termos uma sociedade com maior responsabilidade socioambiental. Em suma, o entrevistado, cita que devemos “criar filhos melhores para um mundo melhor”.

Camila Vieira Curti

Doutora em Ecologia Evolutiva e Comportamental e Professora temporaria na USP, campus Pirassununga. Experiência em ecologia, comportamento e bem-estar animal

Siga nossas redes sociais, acompanhe todo o conteúdo no Portal Up Cuesta Bem-estar.

Site: upcuesta.com.br

Instagram: @upcuestabemestar

Canal Up Cuesta Bem-estar no Youtube

Canal Up Enfoque no Spotify

Aqui no portal Up Cuesta na Categoria Up Enfoque

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo