BelezaEditorial Beleza

Cruelty Free: Conheça as vantagens para a saúde e meio ambiente

Cruelty Free: Conheça as vantagens para a saúde e meio ambiente
Imagem: Reprodução/iStock

Ninguém é favorável ao mau-trato de animais, não é mesmo? O movimento cruelty free (“livre de crueldade”, em tradução livre), rótulo criado pelo ativismo animal, toma como base esta premissa para reconhecer produtos e atividades que não prejudicam os animais em qualquer etapa do seu processo de produção.

O tema recebeu uma projeção maior a partir de abril deste ano, com o lançamento global do curta-metragem Salve o Ralph. Produzido pela Humane Society International, a obra apresenta as formas mais comuns de abuso animal durante experiências com cosméticos. Milhares de pessoas ficaram comovidas com o curta e com a exploração escondida sob embalagens bonitas. A exploração animal, infelizmente, é encontrada até nos lugares mais inusitados. 

Este mercado é um dos mais criticados por seus testes em animais e, com isso, uma boa parcela dos consumidores já começou a descartar produtos que contrariam o movimento. Além do respeito ao bem-estar animal, muitos outros benefícios são identificados com o uso de produtos cruelty free. Este selo representa que o produto não está envolvido com nenhum tipo de testes ou manipulações com animais sendo cobaias. Atualmente há tecnologia suficiente para que eles sejam mantidos distantes dos testes. O veganismo, que vem avançando no Brasil e no mundo, luta para que os animais sejam verdadeiramente livres.

Mesma Qualidade

Devido ao rápido avanço da tecnologia, que possibilitou o desenvolvimento de mais de vinte opções de certificação de segurança, os cosméticos cruelty free da atualidade são de qualidade semelhante ou até melhores que os produtos que testam em animais.

Menor produção de lixo

Não são apenas os animais que se beneficiam dos produtos cruelty free, mas também toda a natureza: a abolição dos testes em animais gera uma diminuição do descarte de resíduos sólidos, como o plástico. Dessa forma, não somente os animais usados anteriormente como cobaias, mas os animais habitantes de mares e oceanos, como as tartarugas marinhas, assim como toda a fauna e flora são beneficiados pela diminuição dos lixos. 

Produtos Naturais

A grande parte dos artigos cruelty free é produzida com materiais vindos diretamente da natureza. Devido à ausência de produtos químicos tóxicos, o risco de desenvolver contaminações cai vertiginosamente.

O cenário do vegetarianismo no Brasil

O Brasil segue a tendência mundial da redução do consumo de carne. Segundo um estudo da GlobalData, 70% da população mundial está reduzindo o consumo de carne ou deixando totalmente esta prática.
Neste contexto, o movimento cruelty free tem uma importância fundamental. Afinal de contas, o veganismo não se resume a uma dieta livre de alimentos de origem animal, mas também deixar de consumir produtos e serviços que causem algum dano à natureza.

Por: Mateus Conte Camargo – Jornal Junior – Unesp/Bauru

Acesse todos os nosso conteúdos de Beleza clicando aqui

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo