Boa FormaGeral

Qual o melhor método para perder peso: cardio ou musculação?

Conheça sobre os benefícios musculação e exercícios de cardio para saúde

A imagem possui cenário de academia, com várias esteiras enfileiradas. No primeiro plano, uma mulher de pele branca e cabelos pretos, de roupa de ginástica preta, corre em uma delas.
Os praticantes de exercícios físicos tem cada vez mais procurado maneiras de atingir seus objetivos articulando práticas | Foto: FreePik

Quando o assunto é saúde, emagrecimento ou exercícios físicos existe uma pergunta comum: Qual o melhor método para perder peso: cardio ou musculação? Ficou curioso, continue a leitura.

O que é cardio?

De acordo com a Cia Athletica, o treino cardio é responsável por adaptações cardiovasculares e respiratórias, que trazem maior resistência e diminui o cansaço. Ele fortalece o sistema cardiorrespiratório — dessa forma levando mais oxigênio para todo o corpo e melhorando a absorção do gás.

A imagem possui um homem atleta, de pele branca, utilizando roupas pretas, enquanto se exercita com a corrida ao ar livre.
Exercícios ao ar livre, que se dividem em repetições e melhoram sua capacidade cardiorrespiratória são ótimos para quem não quer puxar peso. Foto: FreePik

Existem diversas práticas de exercícios com o objetivo de emagrecimento a corrida é uma das principais e favorece o emagrecimento, já que ela possui uma queima de gordura maior quando realizada e acelera o metabolismo

O ciclismo indoor também entra na lista, o praticante tem um gasto calórico e gerando diversos benefícios, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo a chance de desenvolver problemas de saúde, como o colesterol, por exemplo.

O famoso HIIT (High-Intensity Interval Training), ou Treino Intervalado de Alta Intensidade, é um tipo de treino que possui sessões repetidas e com alta intensidade, gerando diminui a pressão sanguínea e melhora o colesterol.

A natação também faz parte dos exercícios que ajudam no gasto de calorias, ajudando perda de peso e melhora a capacidade de respiração, gastando calorias na sua prática. De acordo com o UOL, o que realmente importa nas práticas de exercícios, independente de qual seja seu objetivo — emagrecer ou ganhar músculos — é a intensidade aplicada no treino.

E a musculação?

Com base no Mundo Educação, da UOL, a musculação se define como um tipo de exercício realizado com pesos de diversas cargas, amplitude e tempo de contração. A prática do exercício também trabalha a capacidade cardiorrespiratória. A musculação contribui muito além de somente o crescimento dos músculos, ela também diminui a gordura.

A imagem possui fundo em uma academia, logo a frente, um homem de pele branca, e tatuagem colorida no braço levanta um peso de musculação.
A musculação é uma prática frequente em academias e dividem opiniões | Foto: FreePik

O treino metabólico tem objetivo de gasto calórico, utilizando repetições em alta intensidade. Já o treino de hipertrofia foca no aumento do volume muscular e se divide nos grupos musculares ou seja (peito, pernas, braços e etc).

O treino intervalado faz alternância entre períodos curtos de exercícios intensos, com pausas para recuperação que fazem aumentar a resistência física e reduzir a gordura corporal acumulada. Também o treino funcional, montado em circuitos com diversos exercícios. 

Qual o melhor método para perder peso?

Bruno Maia, educador físico, conta em um bate papo com o Lance! que para emagrecer existem três tópicos importantes e indispensáveis: alimentação balanceada e que seja capaz de suprir o gasto de energia, o treino adaptado e dormir bem

Em primeiro lugar, para saber qual a melhor maneira de emagrecer é necessário consultar profissionais especializados , pois é importante lembrar que tudo depende do seu corpo e dos seus limites, não necessariamente no número indicado na balança.

Práticas e hábitos para incorporar a sua rotina

Acima de tudo para manter a boa forma, é importante: beber água, dieta, evitar bebidas alcoólicas e ter boas noites de sono para recuperação da energia gasta.

No Blog da Up você encontra diversos conteúdos de como os exercícios físicos podem mudar a sua vida e como eles podem influenciar outros âmbitos dela: como a prevenção de doenças, a melhora na auto estima, aumento da concentração nos estudos e no trabalho, entre diversos outros benefícios. 

É importante lembrar que a prática de exercícios está ligada ao ganho do bem estar físico e mental, e é indispensável que você se sinta bem consigo mesmo ao praticar alguma atividade. 

Gostou do artigo? Então continue acompanhando nosso Blog! 

Por: Julia Pereira Cruz – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo