Série SustentabilidadeUP Enfoque

Up Enfoque – Série Sustentabilidade – Carolina Panini

A entrevistada Carolina Panini atua como referência no empreendimento circular e criativo em âmbito nacional e veio nos contar como uniu sua experiência de cenógrafa e de gestora cultural para criar a Caçambaria. Segundo a Carol, a Caçambaria é uma empresa de gestão cultural e de economia circular. Esta surgiu com o propósito de transformação de olhares sociais para um mundo mais sustentável, com menos lixo, mais colorido e mais criativo.

Carol nos explica que o conceito de gestão cultural inclui o componente da diversidade como um dos seus principais pilares. Nesse sentido, a diversidade integrada a cultural revela diferentes olhares e perspectivas dentro de uma comunidade ou grupo social, abrindo caminhos para que os objetos de trabalho e os objetos que fazem parte da vida das pessoas sejam mais criativos. Além disso, a cultura agrega conhecimento e valores relacionados à empatia e permite o desenvolvimento de maior senso crítico das pessoas. Dessa forma, a cultura promove um campo para a existência de diferentes olhares diante a resolução dos problemas econômicos, sociais e ambientais do planeta.

Dentre os projetos desenvolvidos pela Caçambaria podemos citar a inauguração da Biblioteca Comunitária, os oficinas de transformação de matérias destinados ao lixo em materiais de utilidade de decoração, a criação da horta comunitária, a criação do projeto “Eu Passarinho” que são feiras onde os produtores locais têm a oportunidade de vender seus produtos que variam desde produtos alimentícios até produtos de arte. Além disso, a empresa de economia circular também oferece oficinas, cursos e várias atividades em diversas cidades e instituições do país.

              A entrevistada nos demonstra que, de acordo com a literatura, no Brasil a quantidade de produtos reciclados ainda é insuficiente quando comparado a todo o plástico que produzimos nacionalmente. Cerca de 40 % de todo plástico que é produzido é utilizado em menos de 5 minutos pelos consumidores. Assim, estimativas sugerem que até 2050 teremos mais plásticos nos oceanos que peixes. Diante todo o desequilíbrio ambiental contemporâneo, o propósito do Ateliê e da Caçambaria é deixar o mundo mais colorido com a colaboração e união de multiplicadores. Esses multiplicadores consistem em um conjunto de pessoas que tenham o mesmo desejo de trabalhar com essa mudança social, econômica e ambiental. Os valores da caçambaria estão alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU como: respeito ao meio ambiente, responsabilidade social, consumo consciente, valor humano, igualdade de gênero e qualidade de vida .

Camila Vieira Curti

Doutora em Ecologia Evolutiva e Comportamental e Professora temporaria na USP, campus Pirassununga. Experiência em ecologia, comportamento e bem-estar animal

Siga nossas redes sociais, acompanhe todo o conteúdo no Portal Up Cuesta Bem-estar.

Site: upcuesta.com.br

Instagram: @upcuestabemestar

Canal Up Cuesta Bem-estar no Youtube

Canal Up Enfoque no Spotify

Aqui no portal Up Cuesta na Categoria Up Enfoque

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo